Notícia: Montado tem “Função Social”

Como nós temos vindo a focar ao longo do tempo, o Montado tem inúmeras características propícias tanto para o meio ambiente como para o bem estar da população. Esta é portanto uma notícia que vem comprovar isto mesmo.

Segundo José Cândido Félix, Presidente da ACPA (Associação de Criadores de Porco Alentejano) “o montado tem funções sociais muito grandes, pois corta o vento e evita a desertificação, conserva os lençóis freáticos, evita a erosão do solo e impede que o deserto suba do Norte de África para o Sul de Portugal”.

Na sua opinião, “o montado é uma peça essencial no “puzzle” da bioderversidade do concelho de Ourique e elemento indispensável para a produção de porco da raça alentejana. Daí não ter dúvidas de que o projecto-piloto de recuperação e protecção deste recurso natural lançado no inicio do ano “vai ser um exemplo” e “expandir-se por todo o Alentejo”. Esta inciativa já vem de à 30 anos atrás e afirma que não vê “uma forma de fazer esse montado tratado e cuidado de forma a exercer a função social que ele próprio tem sem ser com o “investimento” no porco alentejano”.

Por estas todas razões José Cândido Félix apela o apoio do Estado, uma vez que “é um investimento de muito longo prazo e era necessário que a União Europeia e o Estado dessem uma judinha para que pudéssemos compor algumas árvores e resolver alguns dos problemas que vão aparecendo no montado”.

Fonte: http://correioalentejo.com/index.php?go=lista&id=11343&lista=5 

Anúncios