Entrevista sobre problemas e futuro do Montado – Ricardo Torradas, Técnico de Turismo

Esta pequena entrevista surge no âmbito de sabermos um pouco acerca da opinião de cada pessoa, sobre o Montado, consoante a sua profissão. Iremos fazer duas entrevistas, uma a um Técnico de Turismo e outra posteriormente a um Biólogo (que mais tarde colocaremos aqui).

A entrevista de carácter mais informal, surgiu numa conversa de amigos em que se falava sobre esta problemática e sobre este bem precioso e único que é o nosso Montado. Ao falarmos no assunto lembramo-nos que poderíamos colocar algumas questões, e assim formular o nosso pequeno questionário. Decidimos colocar estas questões a um Técnico de Turismo e a um Biólogo, pois o Montado debate-se por estes dois ramos, o da Biologia com a sua fauna, flora e toda a sua envolvência ligada à biodiversidade, e o meio turístico, pois cada vez mais está virada neste aspecto, tanto para mostrar a quem não conhece este ambiente, como para quem vive lá  lucrar com a sua beleza.

Entrevista:

1) O que é para si o Montado?

RT- Para mim o Montado é uma área endémica com características próprias e singulares, constituído por uma grande biodiversidade de fauna e flora que permanece pouco alterada em relação à intervenção do homem.

2) Quais as principais ameaças ao Montado?

RT- As principais ameaças, enquanto técnico de turismo, são principalmente a intervenção humana, perda de capacidade do montado sustentável, os grandes Resorts (que cada vez mais se extendem por estes espaços de natureza), campos de golfe (que tentam implementar em espaços “virgens” e que vã0 prejudicar a sua fauna e flora) e com estes factores a massificação do turismo.

3) Considera que o Montado tem capacidade para subsistir como turismo sustentável?

RT- Sim. Pois o montado possuí características muito singulares (como já disse) e ao mesmo tempo diversificadas para a implementação do turismo sustentável.

4) Quais as principais características para o Montado ser considerado Património Mundial pela UNESCO?

RT- O montado detém todas as características para ser considerado património mundial, pela sua biodiversidade e capacidade sustentável já que é uma floresta que permanece intocável e preservada. É claro que se este “bem” for considerado património mundial terá que obedecer a algumas medidas para poder ganhar esse estatuto, e como é óbvio não irá ser possível construir ao “desbarate”, terão que existir limites para certas construções e limites para a exploração desse espaço.

5) Na sua opinião, qual o futuro do Montado?

RT- Sustentabilidade em relação ao ambiente, capacidade económica (tirando “dele” beneficios sem o prejudicar), reserva natural.

Esta entrevista foi da responsabilidade de Ana Saldanha e Joana Carriço, o entrevistado é Ricardo Torradas um Técnico de Turismo, efectuada em 10/04/2011.