Phillippe Parreno pode vir a trazer projecto de “Land art” para Castelo de Vide

O artista plástico francês Phillippe Parreno e o director de fotografia Darius Khondji estiveram ontem em visita a Castelo de Vide com o objectivo de visitar espaços para a implementação de obras de “Land Art” – arte em espaço rural. Na visita foram acompanhados por António Pita e Daniel Carreiras da Silva, respectivamente Vice-presidente e Vereador da Câmara Municipal de Castelo de Vide, que se manifestaram satisfeitos pela escolha de Castelo de Vide para acolher este projecto.
Trata-se de um projecto de arte em espaço rural. Phillippe Parreno , conhecido artista plástico francês, “um nome que vende em França” – tal como nos foi apresentado, produzirá peças para integrar na paisagem, criando novos efeitos e novas leituras do espaço. A obra final é produzida em suporte vídeo e servirá enquanto conteúdo para museus de renome internacional, tal como o conhecido Centro Georges Pompidou, em Paris. Mas a “estrela” é a paisagem, o espaço envolvente à peça, e daí que se repitam as filmagens periodicamente, de cinco em cinco anos, para se entender a evolução do espaço.
Para filmar, virá a equipa do famoso director de fotografia Darius Khondji. Darius Khondji, note-se, foi director de fotografia de filmes como Sala de Pânico, Evita, O Intérprete, A Praia, Seven – Sete Pedados Mortais, entre muitos outros. Darius Khondji  tem trabalhado com directores como David Fincher, Jean-Pierre Jeunet, David Fincher, Bernardo Bertolucci, Alan Parker, Roman Polanski, Sydney Pollack, Wong Kar-wai  e Woody Allen, com quem, brevemente, iniciará a rodagem de um filme, como o próprio nos disse.
Um dos “decors” (área para filmagem) estará já garantido em Castelo de Vide, havendo ainda a forte possibilidade de poder vir a ser escolhido outro, embora, no dia de visita que os dois artistas dedicaram a Castelo de Vide, não tenha sido encontrado.
Este projecto chegou-nos pela mão de Rodrigo Areias, realizador de cinema que trabalhou na longa-metragem de Francisco Manso, O Último Condenado à Morte, rodado em Castelo de Vide em 2006.
Anúncios

Os comentários estão fechados.